A Advocacia Preventiva não é um hábito para grande parcela da população. Contudo, é de extrema importância. Saiba todas as vantagens lendo esse artigo.
Diversos fatores fazem com que a maioria das pessoas descarte a possibilidade de contratar uma Advocacia Preventiva, pois acreditam ser algo caro e sem necessidade.
Alguns dos fatores que impedem a contratação antecipada dos serviços de advocacia, são:
- Em primeiro lugar: não considerar a possibilidade de insucesso de determinado negócio;
- Em seguida: ignorar ou menosprezar as consequências do descumprimento contratual por qualquer uma das partes;
- Por fim, mas não menos importante: acreditar que o negócio é muito simples e, por isso, não exige análise ou estruturação jurídicas.
Advocacia Preventiva: o melhor remédio é a prevenção
No entanto, em regra, apagar o incêndio é muito mais caro, desgastante e trabalhoso do que simplesmente evitá-lo ou mesmo contê-lo logo no início.
De maneira idêntica, é preferível submeter-se a exames médicos periódicos, preventivos a investir no tratamento, ou mesmo numa internação.
Juridicamente, isso também é perfeitamente válido, ao passo que ações judiciais podem ser muito desgastantes, consideravelmente longas e, em muitos casos, bastante caras.
Portanto, adotar a Advocacia Preventiva é sinônimo de economia de tempo, bem como de dinheiro – até porque tempo é dinheiro.
O risco é outro fator importantíssimo a ser considerado, uma vez que não há garantias de sucesso em ações judiciais.
É exatamente para prevenir ou minimizar riscos e permitir um melhor controle dos negócios e contratos que a Advocacia Preventiva, por meio de serviços jurídicos de Assessoria e Consultoria Jurídicas, são importantíssimas.
Assessoria Jurídica
A Assessoria Jurídica é atividade estratégica, de caráter técnico, usualmente de longo prazo, com o intuito de fornecer suporte legal rotineiro ao cliente para auxiliá-lo na boa condução de negócios e contratos.
Do mesmo modo, também tem o propósito de identificar e antecipar eventuais problemas, preveni-los ou, ainda assim, criar estratégias jurídicas para contê-los da forma mais célere possível.
Em outras palavras: por meio da Assessoria Jurídica, o cliente conta, de forma contínua, integrada ao seu dia a dia, com:
- Suporte jurídico especializado para estruturar e avaliar riscos de negócios, em todas as suas fases;
- Profissional especializado para redigir, analisar ou revisar contratos;
- Auxílio para acompanhar processos internos com impactos jurídicos, dentre outros
Todas essas vantagens, são possíveis com os serviços da Advocacia Preventiva, pois ela tem o intuito de prevenir problemas e, principalmente, processos judiciais.
Consultoria Jurídica
A Consultoria Jurídica, por sua vez, tem caráter mais pontual: com o fim de analisar situações específicas, identificar seus impactos jurídicos e apontar possíveis soluções, riscos, chances de êxito ou perda e/ou estratégias de contenção.
Exemplo clássico de Consultoria Jurídica é o parecer. Em resumo, o cliente consulta um advogado especializado para análise de uma situação específica (ou até mesmo de um processo judicial já em andamento) e emissão de sua opinião legal, com indicação de possíveis soluções e/ou estratégias para minimização de prejuízos ou maximização de resultados.
Assessoria e a Consultoria Jurídica: benefícios da Advocacia Preventiva
Decerto, vale ressaltar que a Assessoria e a Consultoria Jurídicas dificilmente blindarão o cliente de todo e qualquer problema, mas certamente evitarão diversos deles – alguns, antes mesmo de surgirem.
Ademais, em outros casos, servirão como uma belíssima bússola para a prevenção ou solução de litígios.
É por isso que o apoio jurídico constante, através da Advocacia Preventiva, é uma importante ferramenta para reduzir ou limitar custos, otimizar tempo e evitar desgastes desnecessários.
Para qualquer dúvida, entre em contato. Toda a equipe do escritório está pronta para auxiliar você ou sua empresa.